Fórum Grupo CIPA

Este fórum será desativado na data acima, utilizem o novo Fórum CIPA FM com muito mais novidades!

Fóruns | Meu Perfil | Página Pessoal | Cadastro | Tópicos Ativos | Membros | Busca | FAQ | Amigos | Mensagens Privadas
Usuário:
Senha:
Salvar senha
Esqueceu sua senha?
 Todos os Fóruns
 Segurança no Trabalho
 SESMT x RH
 Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir
Página: 
of 2
Autor Topic  
luana fernandes
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

359 Mensagens
Postado - 01/05/2009 :  17:22:59  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
boa tarde, alguem pode me ajudar em relaçao a uma duvida, o sesmt da empresa é subordinado ao rh da empresa, se for em qual lei esta descrito isso, desde ja agradeço.

Luana

antonio alves
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

10001 Mensagens
Postado - 01/05/2009 :  17:36:28  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Luana boa tarde, ao meu ver o SESMT deve está subordinado diretamente a diretoria da empresa e não ao RH.

PELO NOSSO CONSELHO O MAIS RÁPIDO!!!!!!!!!!Ir para o topo

Zecaberbes
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1256 Mensagens
Postado - 01/05/2009 :  17:41:18  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Zecaberbes's Homepage  Responder com Citação
Luana!

Não existe lei que estabeleça a hierarquia do SEESMT a qualquer departamento na organização das empresas.

Dentro de um organograma comum - do tipo vertical - o SEESMT pode ser um departamento de "staff" do RH da empresa, sem subordinação direta e prestando contas diretamente à direção da empresa.

Também nada impede que o SEESMT seja diretamente subordinado ao RH da empresa.

O importante é o SEESMT jamais ficar subordinado a qualquer gerência de produção, porque aí seria o caso do lobo tomando conta dos cordeiros.

Att
Zeca Berbes
Visite meu blogg
http://seesmt.blogspot.com/Ir para o topo

arlei
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

372 Mensagens
Postado - 01/05/2009 :  18:36:17  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
BOA NOITE PESSOAL,
O ZECA ESTÁ CORRETO EM SUA AFIRMAÇÃO MAS GOSTARIA DE COMPLEMENTAR DA SEGUINTE FORMA.
NUMA EMRESA NORMALMENTE A DIRETORIA MONTA UM ORGANOGRAMA ONDE CONSTA QUEM RESPONDE HIERARQUICAMENTE A QUEM OU SEJA SE O DIRETOR SOLICITA QUE O SESMT SEJA SUBORDINADO AO RH, GERENTE DE PRODUÇÃO OU OUTRO SETOR EXISTE DUAS COISAS A FAZER: CUMPRIR A DETERMINAÇÃO OU PEGAR O BONÉ E IR EMBORA.
NUM EMPRESA QUE TRABALHEI O SESMT RESPONDIA DIRETAMENTE AO GERENTE DE RH.
UM ABRAÇO, ARLEI.

ArleiIr para o topo

CSMTST
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

614 Mensagens
Postado - 02/05/2009 :  11:56:46  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
acho q SESMT está subordinado a presidência e diretori.

Mas em muito a empresa organiza o organograma.

Saudações

Mattos
Téc. em Segurança do Trabalho - RSIr para o topo

Jadson Viana de Jesus
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1981 Mensagens
Postado - 02/05/2009 :  18:56:11  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação

boa tarde, alguem pode me ajudar em relaçao a uma duvida, o sesmt da empresa é subordinado ao rh da empresa, se for em qual lei esta descrito isso, desde ja agradeço.

Na minha opinião, isso é um absurdo. Não concordo com essa subordinação.

Mas....... respondendo a sua pergunta, não há lei, até porque não precisa, isso é uma questão de organização de cada empresa. Cada uma tem uma gestão que define como será o seu organograma (acho que é essa a palavra).

jadson vianaIr para o topo

SERGIO RODRIGUES
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  08:05:22  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
O SESMT é um subsistema de RH, logo, o SESMT é subordinado ao RH. Se o SESMT possui EST, esse pode ser subordinado a Diretoria da empresa, se há apenas TST, esses não têm autonomia, devem ser subordinados ao RH.

scr.tstIr para o topo

Zecaberbes
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1256 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  08:10:34  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Zecaberbes's Homepage  Responder com Citação

O SESMT é um subsistema de RH, logo, o SESMT é subordinado ao RH. Se o SESMT possui EST, esse pode ser subordinado a Diretoria da empresa, se há apenas TST, esses não têm autonomia, devem ser subordinados ao RH.

scr.tst

Olá!

Devemos lembrar que toda opinião é válida, todavia nesse assunto de subordinação do SEESMT, ligação direta com o RH, subsistema, staff, subordinação direta à direção da empresa etc., são regras administrativas sem nehuma vinculação legal, portanto livre de acordo com a organização, tamanho, filosofia e política da empresa.

Cada um faz da maneira que entender correta e ponto final.

Att
Zeca Berbes
Visite meu blogg

Luiz André
Membro Avançado

Enviar Mensagem Privada

239 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  08:25:50  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Em 1º de Maio entrou em vigor aqui na empresa o Plano de Cargos e Salários, e eu o único SESMT, estou subordinado ao RH porque a bem da verdade o SESMT cuida de pessoas, e quem cuida de pessoas é o RH.

Luiz André
Técnico em Seg. do TrabalhoIr para o topo

SERGIO RODRIGUES
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  12:34:02  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Muito bem colocado colega Luiz André, pois na uiversidade quem cursa RH aprende pelo menos uma cadeira de subsistemas de RH, one inclui SESMT, isso não é invenção, é padrão de ensino nacional.

scr.tstIr para o topo

Sandra da Silva Pinto
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

311 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  15:17:52  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Caro Colegas
aqui na empresa, o SESMT trabalha em conjunto ao RH, sem subordinados, pois ambos tem o mesmo objetivo, cuidar de seus funcionários.

Sandra Pinto
Tec. Segurança Trabalho -RSIr para o topo

Jadson Viana de Jesus
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1981 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  19:02:13  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação

Caro Colegas
aqui na empresa, o SESMT trabalha em conjunto ao RH, sem subordinados, pois ambos tem o mesmo objetivo, cuidar de seus funcionários.

Sandra Pinto

ISSO MESMO SANDRA!
Nada de subordinação! Sou contra a isso. RH e SESMT têm interesses em comum, é verdade. Mas disso concluir que devemos ser subordinados ao RH é demais!

Eu passei por isso e não tive problemas, mas porque a minha chefe, do RH, era uma ótima pessoa e compreendia que eu tinha mais conhecimento que ela em SST. MAS NEM SEMPRE É ASSIM!

Vi colegas meus sofrerem com certas gerentes de RH. Já pensou você elaborar um parecer técnico e a pessoa de RH dizer que está errado e manda você concertar?
QUAL O EMBASAMENTO ELA TEM PRA DISCUTIR SST COM O TÉCNICO?
As noções que ela aprendeu na faculdade servem pra ser meu chefe?
ENTÃO EU POSSO SER CHEFE DO RH! POIS TRABALHEI EM CONJUNTO E TAMBÉM TENHO NOÇÃO.

Enfim, isso não tem cabimento. Eu acho um absurdo.

jadson viana

Editado por - Jadson Viana de Jesus on 04/05/2009 20:07:13Ir para o topo

arlei
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

372 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  19:19:32  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
GRANDE JADSON...
CARA PARA VOCÊ DIZER NADA DE SUBORDINAÇÃO, VOCÊ DEVE SER DONO DE EMPRESA OU SERÁ QUE ESTOU ERRADO.
CONTINUO DEFENDENDO A TESE QUE DEVEMOS NOS ADAPTAR AO ORGANOGRAMA DA EMPRESA. SE NELE VOCÊ ESTÁ LADO A LADO COM O RH MELHOR SENÃO TEM QUE SE SUBORDINAR SIM.
UM ABRAÇO, ARLEI.

ArleiIr para o topo

Jadson Viana de Jesus
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1981 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  19:23:17  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação

GRANDE JADSON...
CARA PARA VOCÊ DIZER NADA DE SUBORDINAÇÃO, VOCÊ DEVE SER DONO DE EMPRESA OU SERÁ QUE ESTOU ERRADO.

Arlei

Está errado. Estou dando minha opinião. E falo isso em qualquer empresa que eu entrar, claro, com uma boa justificativa.

Se devemos nos adaptar ao organograma da empresa? Sim, afinal precisamos do emprego. Mas aceitar calado não. Com um trabalho sério e responsável, você construi contatos, tem uma influência (pelo menos ao ponto de poder opinar na gestão da empresa). Não custa nada um diálogo.

Zecaberbes
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1256 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  20:20:26  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Zecaberbes's Homepage  Responder com Citação
É verdade!

O Jadson tem razão.

A princípio parece adpeto do anarquismo, uma teoria sócio-política em que ninguém manda em ninguém.

Lembra do símbolo, a letra A envolta por um circulo e o corte do "A" transpassando o circulo?

Mas, a bem da verdade o Jadson tem razão.

Os profissionais de RH, independente da super-formação que alguns deles dizem ter, de adorarem termos americanos para expor as suas explicações, nada entendem, mas nada mesmo, de Saúde e Segurança do Trabalho e, pior ainda se for da área de psicologia, cheios de manhas e manias de analisar tudo e todos.

Portanto a independência dos profissionais SST é de fundamental importância para o desenvolvimento eiicaz da profissão e da imposição das normas técnicas e da legislação pertinente.

Para o bem da organização os profissionais SST devem responder a alguém e a melhor maneira de fazer isto é sendo um órgão de Staff da diretoria da empresa, a quem unicamente devem se reportar.

Claro que isto seria uma maravilha, mas se na empresa que te contratar o organograma te coloca sob as asas de um gênio maluco da psciologia, travestido de gerente de RH, paciência né, fazer o quê?

Att
Zeca Berbes
Visite meu blogg

Jadson Viana de Jesus
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1981 Mensagens
Postado - 04/05/2009 :  22:31:37  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação

É verdade!

O Jadson tem razão.

A princípio parece adpeto do anarquismo, uma teoria sócio-política em que ninguém manda em ninguém.

Lembra do símbolo, a letra A envolta por um circulo e o corte do "A" transpassando o circulo?

Mas, a bem da verdade o Jadson tem razão.

Os profissionais de RH, independente da super-formação que alguns deles dizem ter, de adorarem termos americanos para expor as suas explicações, nada entendem, mas nada mesmo, de Saúde e Segurança do Trabalho e, pior ainda se for da área de psicologia, cheios de manhas e manias de analisar tudo e todos.

Att
Zeca Berbes

Só para esclarecer, é que talvez eu tenha falado de uma maneira imprecisa.

O que quero dizer é o seguinte:
O RH responde pra quem? por exemplo, pro gerente geral da empresa? assim será o SESMT.
Por exemplo, numa reunião com este gerente o RH tratará das questões de RH, o SESMT terá seu representante, um Eng. de Segurança ou um TST coordenador, tratando das questões do setor.
Porque só um profissional do SESMT poderá defender as propostas de melhoria pra empresa.

Tópico é visto em 2 páginas:
  1  2

Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir
Pular para:

Vá para o topo da página