Fórum Grupo CIPA

Este fórum será desativado na data acima, utilizem o novo Fórum CIPA FM com muito mais novidades!

 
Fóruns | Meu Perfil | Página Pessoal | Cadastro | Tópicos Ativos | Membros | Busca | FAQ | Amigos | Mensagens Privadas
Usuário:
Senha:
Salvar senha
Esqueceu sua senha?
 Todos os Fóruns
 Segurança no Trabalho
 C.N.H. "Empilhadeiras"
 Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir
Página: 
of 4
Autor Topic  
Alexsandro
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 15/05/2005 :  23:56:29  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Alexsandro's Homepage  Enviar Alexsandro an ICQ Mensagem  Responder com Citação
Caro amigo Sandro, seja bem vindo ao fórum!

Para se fazer o treinamento de operador de empilhadeira obrigatóriamente não precisa ter a C.N.H.

O que existe é que algumas empresas usam como pré requisito interno esta exigência.

Os aspectos legais que demonstram isso estão descritos nos tópicos anteriores.

Um abraço!!!

Alexsandro M. Oliveira
T.S.T. / InstrutorIr para o topo

helio hanashiro
Membro Avançado

 Enviar Mensagem Privada

258 Mensagens
Postado - 16/05/2005 :  09:21:24  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação

Operador de pá carregadeira - Operador de pá carregadeira de esteira, Operador de pá carregadeira de pneu, Operador de pá carregadeira e tratores, Operador de pá mecânica, Operador de pá mecânica em subsolo
ATUAÇÃO - remoção de solo e material orgânico "bota-fora", drenagem de solo e execução de aterros e acabamento em pavimentos, a céu aberto.
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas.
Operador de empilhadeira - Motorista de empilhadeira, Operador de empilhadeira elétrica, Operador de máquina empilhadeira
ATUAÇÃO - preparam e movimentam cargas e a movimentam, armazenam, realizam manutenções previstas no equipamento.


RESOLUÇÃO N.º 67/98
Concede prazo para regularização da habilitação dos condutores de veículos a que se refere o Art. 144, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO-CONTRAN, usando da competência que lhe confere o Art. 12, inciso I, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto n.º 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 1º. Os condutores de veículos a que se refere o artigo 144 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB terão prazo de 2 (dois) anos para regularizar sua habilitação, podendo, neste caso, conduzir os veículos na via pública com habilitação na categoria "B".
Parágrafo único. Para efeito do disposto neste artigo, os canteiros de obras na construção civil não são considerados como via pública.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 144. O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.


Ir para o topo

Alexsandro
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 16/05/2005 :  10:12:50  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Alexsandro's Homepage  Enviar Alexsandro an ICQ Mensagem  Responder com Citação
O caro colega Hélio complementou de forma importante a não pbrigatoriedade da C.N.H., para operadores de empilhadeiras.
Quando cita o art. 144 do CTB, que diz que equipamentos como tratores e outros de movimentação de carga, só podem dirigir em vias públicas por condutores habilitados nas categorias C,D ou E.
O que acontece e mais uma vez friso é que o interior das empresas não é considerado pelo CTB como via pública, e sim como propriedade particular e que as empilhadeiras não possuem regulamentação para transitarem em vias públicas, salvo se alguma autoridade permitir de forma escrita.(Neste caso então esquece-se o treinamento e passa a valer a C.N.H.

Mais lembro que uma autoridade que autorizar o trânsito de uma empilhadeira em via pública esta trazendo para si uma responsabilidade muito grande, devido a proibição legal de trânsito deste equipamento.

E para finalizar pego um trecho do comentário do colega onde dentro da resolução citada tem um paragrafo único que diz:
-Para efeito do disposto neste artigo, os canteiros de obras na construção civil não são considerados como via pública.


Um abraço!!!

Alexsandro M. Oliveira
T.S.T. / InstrutorIr para o topo

Andrea
Membro

 Enviar Mensagem Privada

11 Mensagens
Postado - 23/05/2005 :  12:38:27  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Esta informação discutida pelos caros colegas, me foram úteis esta semana, pois houve um treinamento em um de nossos cleintes e fomos consultados sobre a necessidade ou não da C.N.H., houvindo os comentários aqui descritos pudemos então enterpretar melhor a legislação.

Grata.

Andréa A. Melo
Técnica Seg. Trabalho

Ir para o topo

antonio alves
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

10001 Mensagens
Postado - 28/05/2005 :  17:09:28  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Amigos,

Parabéns pela discusão, isto é de grande valia para todos nós

Obrigado

cadastroIr para o topo

Flaviano A. Silva
Membro Junior

 Enviar Mensagem Privada

34 Mensagens
Postado - 30/05/2005 :  12:50:47  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Em nossa empresa definimos a obrigatoriedade da CNH para ser operador de empilhadeira....

Só para efeito de informação

Ir para o topo

Bruna
Membro Ativo

 Enviar Mensagem Privada

100 Mensagens
Postado - 31/05/2005 :  15:07:19  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Alexsandro;

Parabéns pela inclusão do tema, pois este gera muitas dúvidas. Apenas para informação, onde trabalho o operador de empilhadeira e pá carregadeira deve preencher os seguintes requisitos:
Portar CNH categoria C;
Ser aprovado nos exames médicos;
Portar certificado de treinamento de operador;
Ser treinado nos procedimentos operacionais e ART´s.
Após todas estas etapas concluidas, o operador recebe uma carteirinha de identificação. Empregado sem carteirinha não pode operar equipamento!

Att;


Bruna Oliveira
T.S.TIr para o topo

Alexsandro
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 31/05/2005 :  19:37:40  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Alexsandro's Homepage  Enviar Alexsandro an ICQ Mensagem  Responder com Citação
Obrigado colega Bruna.

Acredito que se foram estabelecidos estes pré-requisitos em sua empresa, foram desta forma criados para aumentar a margem de segurança daqueles que vão operar com estes equipamentos citados.

Parabéns a você também, e um abraço!!!

Alexsandro M. Oliveira
T.S.T. / Instrutor
Ir para o topo

antonio alves
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

10001 Mensagens
Postado - 04/06/2005 :  15:48:05  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Amigos,

Mas uma vez parabéns pela discusão deste tema.

Grato

cadastroIr para o topo

João Mendes
Novo membro

 Enviar Mensagem Privada

2 Mensagens
Postado - 13/07/2005 :  11:01:18  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
A norma não deixa claro se o habilitação que o operador deverá ter é a CNH, portanto esta é uma decisão de cada empresa adotar ou não.

João Mendes
TST/ Instrutor



Gostaria de ver os colegas comentando a seguinte pergunta:

-Para se fazer o treinamento de habilitação para operador de empilhadeira, é pré-requisito obrigatório que o operador tenha a C.N.H.?

Um abraço!!!

Alexsandro M. Oliveira
T.S.T. / Instrutor


João MendesIr para o topo

Marcos Menezes
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

1493 Mensagens
Postado - 16/07/2005 :  17:14:32  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Em resposta a este questinamento esclareço que a Empilhadeira é um máquina e não um automovel, por isso qualquer exigencia em relação ao Operador possuir CNH é totalmente fora de qualquer proprosito, já que a NR-11 em seu subitem 11.1.5. diz citado pelo Alexsandro, o Operador dever receber um treinamento especifico e a empresa é quem o habilitará na função após o treinamento.
Dentro de minhas atividades já formei diversos Operadores e posso garantir que em todos os treinamento que promovi e promovo observo os itens de sgurança, orientando os operadores quanto ao funcionamento da máquina e faço-os entender que eles estarão em seu dia a dia com um equipamento destinado exclusivamente a estocar e desestocar produtos, carragar e descarregar caminhões e que está operações envolem riscos para si, para a carga, e para os demais que laboram nas empresas para as quaisn trabalham. Acho que o MTb/DRT não pode decidir se deve ou não deve o Operador possuir CNH, pois segundo a Constituição Federal, a carta magna do nosso país ninguem está obrigado ou desobrigado a cumprir se não aquilo que alguma lei o determine, portanto, como não há nenhuma lei, portaria, norma ou qualquer outro preceito legal que obrigue tal prática a exigencia da CNH a meu ver é ilegal.
Quanto ao transito em via pública foi respondido corretamente que não poderá ocorrer, justamente pelo fato de ser uma máquina e não um automovel.


Marcos MenezesIr para o topo

Alexsandro
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

409 Mensagens
Postado - 06/07/2006 :  00:33:56  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Alexsandro's Homepage  Enviar Alexsandro an ICQ Mensagem  Responder com Citação
Como existe um tópico novo abordando a mesma duvida agora no fórum resolvi resgatar este para que as pessoas que não participaram da discussão possam ler os comentários feitos aqui que em minha opinião foram muito esclarecedores e mostraram a importância da divergência de opiniões sempre com respeito entre profissionais de uma mesma classe sempre com o intuito de se chegar a um denominador comum.

Um abraço!!!

Alexsandro M. Oliveira
T.S.T. / Instrutor
Ir para o topo

Hada
Novo membro

 Enviar Mensagem Privada

1 Mensagens
Postado - 12/08/2006 :  21:54:05  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Gostaria de acrescentar uma duvida.
Quem ministram os cursos de empilhadores? e quando for renovar, só se faz o exame médico, ou algum exame de reciclagem? O empregador deve custear o curso ao empregado?
E sobre o cartão que é mencionado na NR 11, ele pode ser o crachá, ou ele é um cartão diferenciado dos outros empregados?

Obrigado

Ir para o topo

Marcos Menezes
Membro Senior

 Enviar Mensagem Privada

1493 Mensagens
Postado - 13/08/2006 :  10:55:01  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação


Gostaria de acrescentar uma duvida.
Quem ministram os cursos de empilhadores? e quando for renovar, só se faz o exame médico, ou algum exame de reciclagem? O empregador deve custear o curso ao empregado?
E sobre o cartão que é mencionado na NR 11, ele pode ser o crachá, ou ele é um cartão diferenciado dos outros empregados?

Obrigado



Hada

O crahá funcional até poderia ser utilizado como docuemnto de habilitação para o Operador de Empilhadeira, porém deverá constar alguns detalhes especifico, tais como: Data da realização do Treinamento, Data do Exame Médico, Foto 3x4, Nome Completo, além de é claro um simples texto: O portador deste documento está autorizado a Operar Empilhadeira


Marcos Menezes
Tec.Seg.Trabalho
Rio de Janeiro-RJ
abratestrj@ig.com.br /
H.Page:www.coopsesmt.cjb.net
Celular para contato: 21 9652-8791Ir para o topo

JOÃO AQUINO
Membro Junior

 Enviar Mensagem Privada

48 Mensagens
Postado - 14/08/2006 :  12:22:13  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Colegas,

Pelo que lí foi muito boa a troca de informações, mas queria deixar para registro que com certeza ter os Op. Empilhadeira com CNH é uma garantia maior, pois tive um problema com um acidente com empihladeira onde, onde houve BO e a policia solicitou Tanto o Certificado do Curso quanto a CNH, por isso precaução nunca é demais.

JOÃO LUIZ
TSTIr para o topo

Tópico é visto em 4 páginas:
  1  2  3  4
 
 Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir
Pular para:

 

 

Vá para o topo da página