Fórum Grupo CIPA

Este fórum será desativado na data acima, utilizem o novo Fórum CIPA FM com muito mais novidades!

Fóruns | Meu Perfil | Página Pessoal | Cadastro | Tópicos Ativos | Membros | Busca | FAQ | Amigos | Mensagens Privadas
Usuário:
Senha:
Salvar senha
Esqueceu sua senha?

Todos os Fóruns
 Segurança no Trabalho
 DOSIMETRIA DE RUÍDO
 Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir

Autor Topic  
Guilherme
Membro Ativo

Enviar Mensagem Privada

65 Mensagens
Postado - 29/06/2005 :  07:49:37  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Responder com Citação
Bom dia, Estou começando a trabalhar com avaliações quantitativas e surgiu uma dúvida.
Bom dia, tenho uma duvida com relação a medições com o dosimetro de ruido.
Exemplo:
Se eu fizer uma medição em um funcionário durante a jornada de 08:00 e no final da dose eu obter o valor de 150.0% de dose qual cálculo eu aplico para transformar em d(BA).
Recebi está formula de um colega está correto?
Modo de cálculo da dose equivalente para 8:48h: De = (Dose x 528) / Tempo de exposição = 165.0
Modo de cálculo do nível de ruído equivalente (Lavg) para 8:48h: Lavg = 16,61 x Log (De/100) + 85 = 88.61 dBA
obs: CONFIGURAÇÃO DO DOSIMETRO
Nível de critério 85 dB
Nível de Limiar 80 dB
Razão de mudança 5 dB
Escala de medição A
Tempo de resposta Slow
Aguardo retorno das pessoas que entendem do assunto, pois ja postei esta pergunta em outro forum e não obtive resposta.

Luís Cadilhac
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1019 Mensagens
Postado - 29/06/2005 :  18:35:54  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Luís Cadilhac's Homepage  Responder com Citação
Parte da sua duvida já foi abordada e respondida em outros topicos sobre ruído neste forum, como estou sem as formulas em mão, vou colocar em seguida respostas para todos este questionamento.

grato

Luís

CadilhacIr para o topo

Luís Cadilhac
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1019 Mensagens
Postado - 30/06/2005 :  12:40:04  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Luís Cadilhac's Homepage  Responder com Citação
PARA PEGAR A DOSE
tempo exposto divido por tempo permitido

Local 1
exposto: 4 horas
ruído : 85 dB(A)
Exposto = 4 horas
Permitido = 8 horas
Total = 0,5

Local 2
Exposto: 4
Ruído: 90 dB(A)
Exposto = 4 horas
Permitido = 4 horas

Local 1 = 0,5
Local 2 = 1
Total geral = 1,5 x 100 = 150 dose
X 100 (vezes 100) – por que é dose

DOSE = 150 para 8 horas.

PARA PEGAR A MÉDIA DE RUÍDO DA DOSE

85 + 16,6096 x log (dose/100) (o log utilizado é o log de 10)

85 + 16,6096 x log (150/100)
85 + 16,6096 x 0,18 ( 1,5)
85 + 16,6096 x 0,18 ( 1,5)
85 + 2,92 = 87,92 dB(A) dependendo da quantidade de casas depois da vírgula, usados, este número pode variar.
Se for para tirar a média de um dosímetro que da apenas a dose ai tem que usar outra formula, você vai encontra no manual.

CadilhacIr para o topo

Luís Cadilhac
Membro Senior

Enviar Mensagem Privada

1019 Mensagens
Postado - 30/06/2005 :  12:47:09  Ver dados Adicionar a Lista de Amigos  Visitar Luís Cadilhac's Homepage  Responder com Citação
..........Nível base do critério (criterion Level) = 85 dB(A) seria onde inicia a ser insalubre

Fator duplicativo de Dose (FDD) = 5 , para fazer dentro da NR-15, se fosse na NHO 1 ou ACGIH seri 3.

Limiar Mínimo de Leitura ( Threshol Level) 80 dB(A) é onde o aparelho começa apresentar os valores, sugeri que coloque o valor mínimo que o aparelho suporta, assim você pode fazer as leituras dentro de escritórios, normalmente o mínimo fica na faixa de 50 dB(A) ou 55 dB(A), isto não vai interferir no resultado, apenas na visualização.

Luís

CadilhacIr para o topo

Novo tópico  Responder tópico
 Imprimir
Pular para:

Vá para o topo da página